Biobibliografia Biobibliografia
   

Biobibliografia de Orlando Ribeiro

1911-1928 1934-1941 1941-1981 1981-1997

FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

1928-32
Frequenta a Secção de Ciências Históricas e Geográficas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde contacta com o historiador Manuel Ramos e o geógrafo SiIvaTelles, e com Leite de Vasconcellos, então já aposentado.

A leitura de Vidal de La Blache, nome fundamental na geografia humana moderna, contribuiu para que Orlando Ribeiro preterisse a história - paixão alimentada pelas leituras de Herculano - à geografia. Para esta opção terá também contribuído, de forma decisiva, o gosto pelo trabalho de campo.


1932-33
Frequenta a cadeira e laboratório de Geologia do Instituto Superior Técnico de Lisboa, sob orientação de Ernest Fleury.

1933-36
Lecciona História e Geografia no Colégio Infante de Sagres, em Lisboa, onde ao tempo ensinava também Agostinho da Silva.

1934
Inicia um programa de viagens em Portugal, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, e vai preparando a dissertação de doutoramento sobre a Arrábida.

1935
Participa num cruzeiro de férias para estudantes dirigido por Marcello Caetano, como professor adjunto da Missão Cultural, às ilhas da Madeira e de Cabo Verde, à Guiné, Angola e SãoTomé e Príncipe. Dirige a bordo um curso de 6 lições sobre “Geografia das Colónias Portuguesas do Atlântico”.

1936
Doutoramento em "Ciências Geográficas" pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um trabalho sobre a Serra da Arrábida: A Arrábida. Esboço Geográfico.
Rege, no Centro de Cultura Popular da FNAT - Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, o curso de Geografia de Portugal.

1937
“A Arrábida. Esboço geográfico”, Revista da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
(Terceira edição pela Câmara Municipal de Sesimbra/Fundação Oriente, Sesimbra, 2004).

L. Vasconcellos com M. Viegas Guerreiro
L. Vasconcellos com M. Viegas Guerreiro

Vidal de La Blache
Vidal de La Blache

O.Ribeiro escrevendo a tese, 1935
O. Ribeiro escrevendo a tese, 1935

Mostrando gruta na Arrábida a um grupo de jovens.
Mostrando gruta na Arrábida, 1935 ou 1936

Publicação de “A Arrábida”

 


Topo