Biobibliografia Biobibliografia
   

Biobibliografia de Orlando Ribeiro

1911-1928 1928-1934 1941-1981 1981-1997

DO ESTÁGIO EM PARIS AO CONGRESSO INTERNACIONAL

1937-40
É Leitor Assistente de português na Universidade de Paris, Sorbonne, a convite do Instituto de Alta Cultura.
Durante este período estuda geografia na Faculdade de Letras daquela universidade, na Escola Normal Superior e no Colégio de França. Sob a direcção de diversos docentes – Emmanuel de Martonne, Albert Demangeon, Luteaud, Marres e Sion - visita várias regiões da França. De Martonne, mestre da geografia física, foi essencial na sua formação.
Estagia no Seminário de Geografia e Geologia da Universidade de Liège (Bélgica). Estuda, com Macar e Dussart, dois dos assistentes, os problemas morfológicos da orla das Ardennes e os terraços do Rio Mosa.

Inicia um trabalho sobre a Beira Baixa, aplicando os métodos da Geografia moderna.

1938
No XV Congresso Internacional de Geografia, em Amesterdão, participa como delegado do Governo português pelo Instituto de Alta Cultura. Por sua iniciativa a União Geográfica Internacional pede ao Governo de Portugal que acolha em Lisboa o congresso seguinte.

1939-40
Colabora com o Professor de Martonne na organização dos trabalhos práticos do curso de geografia, tendo dado aulas e dirigido excursões nos arredores de Paris.
Participa nos cursos de férias da Universidade de Coimbra.

1940
Regressa a Portugal, duas semanas antes da ocupação da França pelos alemães.

1941
Ingressa como professor extraordinário na Faculdade de Letras de Coimbra, onde ensinavam então figuras marcantes em muitas das áreas do seu interesse, como Paulo Merêa, Pierre David, Virgílio Correia, Joaquim de Carvalho, Paiva Boléo, Paulo Quintela, Amorim Girão e o jovem assistente Fernandes Martins.

1943
É nomeado professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Já ensinavam nesse tempo como assistentes na Faculdade nomes como António José Saraiva e Vitorino Magalhães Godinho.
É fundador, no mesmo ano, a pedido do Instituto de Alta Cultura, do Centro de Estudos Geográficos de Lisboa.
Com as dificuldades de viajar fora de Portugal, em plena Segunda Guerra, aproveita para estudos e viagens sobre Portugal.

1945
Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Coimbra Editora, Coimbra.
(Outras edições disponíveis: edição ilustrada com Fotografia de Jorge Barros, Edições João Sá da Costa, 1993; 7ª ed., Lisboa, Livraria Sá da Costa Editora, 1998).  

1947
Viagem à Guiné em missão preparatória da Segunda Conferência Internacional dos Africanistas Ocidentais que irá decorrer em Bissau.

1949
Organiza o XVI Congresso Internacional de Geografia, o primeiro do pós-guerra. Em consequência publicaram-se quatro volumes de Actas e os Livros-Guia das seis excursões científicas. Foi o autor de dois desses volumes.

Le Portugal Central, UGI, Llsbonne (2ª edição em 1982).

L' Île de Madère. Etude Géographìque, Lisbonne, UGI.
(Tradução portuguesa: A Ilha da Madeira até Meados do Século XX, Lisboa, ICALP, 1988)

É nomeado, no final do Congresso, vice-presidente da União Geográfica Internacional (UGI). No Congresso seguinte, realizado no ano de 1952 em Washington, será designado primeiro vice-presidente da UGI.


Emmanuel de Martonne.
Emmanuel de Martonne

Com colegas de Coimbra, 1941
Com colegas de Coimbra, 1941

Com o Abbé Breuil e M. Viegas Guerreiro
Com o Abbé Breuil e M. Viegas Guerreiro

Com Cotelo Neiva e Carlos Teixeira, 1943
Com Cotelo Neiva e Carlos Teixeira, 1943

Capa de livro

Em Bissau, 1947.
Em Bissau, 1947

Notícia do Congresso da UGI, 1949.
Notícia do Congresso da UGI, 1949

Capa de livro


Topo