Cadernos de Campo

Os “cadernos de campo” são blocos de notas onde o geógrafo escreve, durante os períodos em que viaja para recolher informação, o que observou e decidiu registar sob a forma de breves notas, desenhos ou pequenos textos. Os cadernos são, assim, os resultados mais imediatos do trabalho dito “de campo” e os materiais essenciais para desenvolvimento de tópicos que o autor há-de, mais tarde, estruturar em artigos ou livros.

  Caderno de campo   Caderno de campo
Cad. de viagens em Portugal, 1958-65.   Perfil da Serra da Estrela, 1965.   Vistas do litoral sul da Madeira, 1947.

Neste sentido, e para além da informação neles registada, os cadernos são também uma fonte privilegiada para o estudo dos hábitos e percursos do seu autor no trabalho de campo, e são susceptíveis de ser estudados em diversos aspectos, da mesma forma que se exploram os materiais manuscritos da “arca” de um escritor.

A colecção de cadernos de campo de Orlando Ribeiro compreende 63 itens, resultantes das viagens que realizou entre 1932 e 1985. O conjunto está organizado de forma a dar, tanto quanto possível, uma visão cronológica geral dessas viagens. Mas a maior parte dos cadernos apresenta uma especialização por país e oferece, portanto, a compilação da informação registada sobre a mesma região, em várias datas. Para facilitar a sua utilização, distinguiram-se dois conjuntos, os cadernos de campo dedicados ao estudo de Portugal, Madeira e Açores, e os que se referem a outros países.

Caderno de campo   Caderno de campo  
Arado e enxada, Madeira, 1948.   Parte da colecção, em tratamento.   Um ferreiro e o seu ajudante, Guiné, 1947.

Através dos cadernos de campo podemos reviver, de uma forma subtil e muito autêntica, instantes de observação de Orlando Ribeiro, em pleno campo, nas mais variadas regiões. As notas que registam esses momentos, por espontâneas e muito pessoais, são do mais vivo interesse para o estudo de Orlando Ribeiro e a sua obra.

Em algumas edições recentes de obras de Orlando Ribeiro aparecem exemplos de páginas de cadernos de campo. Neste site, os cadernos de campo são também exemplificados na página Viagens. Para a sua preservação, os cadernos de campo foram confiados ao Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional de Portugal. A sua transcrição, já realizada por Maria de Lourdes Ribeiro, e a sua futura digitalização irão facilitar a consulta deste manancial ímpar de informação sobre Portugal e outros países visitados por Orlando Ribeiro, ao longo de mais de meio século.

(Fotografias © Duarte Belo)


Topo